Santista Pragas

Perguntas frequentes

As perguntas e respostas mais frequentes que recebemos dos nossos clientes.

1. Para desinsetizar, preciso desocupar o local?

Depende da formulação do inseticida.  No caso da isca gel (baratas e formigas) ou isca sólida (cupins subterrâneos) não é necessário se ausentar. Porém, se a opção for inseticida líquido, sim! Pessoas e animais domésticos que moram na residência precisam desocupar o local. É extremamente recomendado que, durante o trabalho de combate às pragas urbanas, fiquem no local somente pessoas autorizadas e preparadas para realizar o serviço.

2. Qual o prazo para reentrada no local que passou por tratamento químico (inseticida líquido)?

Os fabricantes recomendam um período de 06 a 12 horas após a aplicação do inseticida. Crianças, idosos, gestantes, imunodeprimidos e animais de estimação devem sempre consultar um médico, mas em geral para esses grupos o período mais seguro é de 24 horas após a aplicação do inseticida. A primeira ação ao entrar no local que passou por tratamento é abrir as portas e janelas para melhorar a ventilação do ambiente. Se possível, ligar os ventiladores. 

3. Há a necessidade de proteger ou guardar alimentos, objetos e utensílios?

Recomendamos que alimentos, objetos e utensílios sejam protegidos ou guardados. Caso haja a necessidade da aplicação de inseticida líquido no interior de armários, será necessário a remoção de alimentos, objetos e utensílios e em seguida protegê-los (cobrir com plástico) e colocá-los em um local seguro. Vestuários, roupas de banho, roupas de cama, também ser removidos e protegidos. Medicamentos e produtos de uso pessoal, como os de higiene, completam os itens. Se houver infestação com traças, baratas ou cupins, a necessidade se torna ainda maior.

4. Por quanto tempo não posso tocar nas superfícies tratadas com inseticidas?

Após cumprido o período de até 24 horas para reentrada, esse tempo será o suficiente para o inseticida volatizar e secar. Depois que estiver seco, não há problemas de alguém encostar onde foi aplicado inseticida.

Em áreas internas de armários, a limpeza leve poderá ser realizada com um pano úmido em água e no piso poderá ser aplicado pano úmido em água sanitária, principalmente para quem tem crianças engatinhando e animais.

5. Quanto tempo leva para os insetos morrerem após a desinsetização?

Alguns minutos após a aplicação, efeito de “choque”, ou ainda alguns dias, efeito residual. 

A contaminação dos insetos pode se dar por contato ou ingestão dos inseticidas. 

6. O que devo fazer depois da desinsetização?

Após cumprindo o período de reentrada, ao entrar nas áreas que passaram pelo tratamento, deve-se ventilar bem as áreas (abrir portas e janelas) caso tenha ventiladores, poderá liga-los. Realizar uma limpeza leve com pano úmido. Em ambientes, objetos, móveis que não receberam a aplicação do inseticida, não há a necessidade de cuidados especiais.

7. O que fazer se alguém passar mal após a desinsetização?

Caso as recomendações de distanciamento, durante a aplicação e o período de reentrada, sejam adotados, é pouco provável que alguém possa se contaminar. Mas, caso alguma das recomendações  não tenham sido cumpridas, e algum indivíduo humano ou animal de estimação apresentem enjoos, vômitos ou outros sintomas de uma possível contaminação, é preciso procurar um médico.

8. Qual a frequência que devo fazer a desinsetização?

São vários fatores que podem determinar a frequência de um controle de pragas. Por exemplo o tipo de segmento: residencial, comercial, indústria, unidades de saúde etc, o nível de infestação: baixo ou alto, as exigências de lei municipal, estadual ou federal. Áreas que manipulam alimentos ou unidades de saúde, recomendamos uma frequência mínima quinzenal ou mensal  Áreas residenciais, recomendamos a cada seis meses ou menos tempo, quando houver infestação ou reinfestação por pragas. 

9. Quais os cuidados com animais e plantas?

No caso de animais, os que puderem ser removidos das áreas, aconselhamos a remoção. Peixes, no caso aquários, que não possam ser removidos, precisam ser cobertos por tecido impermeável e uma atenção maior será tomada pelo técnico controlador no entorno desse aquário. Aves são muito sensíveis, por isso necessitam ser removidas. Plantas não precisam ser removidas, pois não será aplicado inseticida sobre elas.